Trote solidário arrecada alimentos, e ajuda na integração de alunos

No final da tarde, sarau promovido pelos alunos

Na última quinta-feira, 9 de fevereiro, foi realizado o trote solidário. Organizado por uma comissão de alunos veteranos(Amanda Izabete, Kevin Hilário e Bruna Arduino), SOE e direção de ensino, ele promoveu a integração entre os alunos ingressantes e veteranos. Além da integração, o caráter solidário do trote se deu pela organização dos alunos para doar alimentos para instituições de caridade. Foram arrecadados 237 Kg de alimentos e alguns itens de higiene pessoal divididos para duas instituições, “Criança do Lar Feliz” e “ONG Região Sul”.

A diretora de Ensino, professora Teresa Helena de Carvalho explica que na preparação para o trote solidário é informado aos alunos a legislação referente ao trote, para evitar qualquer tipo de brincadeiras e atos de violência ou que causem constrangimento aos calouros. Uma das alunas organizadoras do evento, Amanda Izabete Gonçalves conta que não houve relatos de casos em que o calouro se sentiu ofendido pelas brincadeiras, e que o mais importante é fazer a integração para que todos se conheçam já logo no primeiro dia.

Amanda fala ainda sobre os pontos positivos do trote “Esse ano tentamos mudar um pouco os horários das brincadeiras, porque no ano passado, quando eu era caloura, não consegui participar de todas as brincadeiras porque os horários acabaram batendo, esse ano tentamos arrumar isso”.

Os calouros também relatam que a experiência do trote foi muito boa. É o caso de Ana Luiza Moscon, 18 anos, que entrou no curso de enfermagem. “Normalmente vemos trotes que não são muito legais, mas aqui foi bem divertido, teve arrecadação de alimentos por exemplo. Foi legal, porque eu sou de enfermagem, e conheci a Maria Eduarda, que é de eletroeletrônica. Tirou aquela tensão de início de escola”.

Maria Eduarda Santana, 15 anos, completa “É difícil escola que tem trote assim, a gente vê em outras escolas outros tipos de trote, pintar o calouro e ir no semáforo pedir dinheiro. Aqui é mais voltado para brincadeiras e integração. Fez a gente conviver um pouco mais com o Cotuca, saber um pouco mais sobre Colégio”.

O início do ano letivo no Cotuca acontece nesta segunda-feira, 13 de fevereiro. Confira aqui o calendário escolar 2017.

Calouros ouvem palestra sobre atividades do colégio

Texto: Rafael Dall’Anese