Diretor viaja à China e amplia parcerias entre Cotuca e instituições chinesas de ensino

O professor Alan Cesar Ikuo Yamamoto, Diretor Geral do Cotuca, integrou a delegação da Unicamp que esteve na China em dezembro de 2016, a convite da Diretoria Chinesa do Instituto Confúcio da Unicamp e da Beijng Jiaotong University – BJTU. A visita do Diretor do Cotuca teve o intuito de fortalecer e ampliar a parceria entre o colégio e instituições chinesas de ensino, com base no curso de mandarim ministrado no Cotuca por professores chineses.

O Diretor participou de diversas reuniões e visitas técnicas e culturais. Além de Pequim, onde as atividades se concentraram na BJTU e na escola de Ensino Médio ligada à BJTU, a visita se estendeu às cidades de Baotou, na Mongólia Interior, onde o Prof. Alan conheceu a Baotou Light Industry Vocacional Technical College, e de Kunming, onde ocorreu a Conferência do Instituto Confúcio.


Diretor do Cotuca, Prof. Alan Yamamoto, no Baotou Technical College.

“As recepções e reuniões em todas as instituições chinesas ocorreram com extrema atenção e cordialidade”, afirma o Prof. Alan Yamamoto. “Fomos recebidos e acompanhados por diretores chineses do Instituto Confúcio da Unicamp, Profª. Gao Hongyan e Prof. Gao Qinxiang, e por diretoras e funcionários do Centro de Educação Internacional da BJTU, Profa. Liu Yanqing, Profa. Tan Jie, Jiang Yang, He Xinyu”.

A equipe da Unicamp participou da reunião ordinária do Conselho do Instituto Confúcio, sob a presidência do Vice-Reitor da BJTU, Prof. Chen Feng. Em Baotou, os diretores do Cotuca e do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP (Flávio Ribeiro de Oliveira) foram recebidos pelo Reitor da Baotou Technical College, Prof. Ren Yanqiu, e por diversos diretores, professores e funcionários. O encontro na Escola de Ensino Médio ligada à BJTU, unidade localizada no campus da Universidade, teve a participação da equipe da Direção local e de diretoras do Instituto Confúcio e Centro de Educação Internacional da BJTU. Além das apresentações das escolas, foram tratadas questões relativas a possibilidades de acordo de cooperação entre as instituições.

A equipe de professores da Unicamp participou também de uma reunião no Consulado do Brasil em Pequim, a fim de conversar sobre o cenário da cooperação acadêmica entre Brasil e China.

Veja notícias sobre a visita nos sites de instituições visitadas: