Alunos do Cotuca terminam 2016 com ouro em três Olimpíadas de Matemática

Quatro alunos do Cotuca conquistaram medalhas de ouro em três Olimpíadas de Matemática, cujos resultados foram divulgados neste fim de ano. Na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), André Elias Lauer, do 2º ano de Eletroeletrônica, foi um dos três alunos do Estado de São Paulo do Nível Gama – Escolas Públicas (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) a receber medalha de ouro, entregues pela Professora Renate Watanabe.

André nos conta sobre sua preparação e determinação: “um fato marcante na minha preparação para a OPM foram as provas antigas. Para a 1ª fase, quando comecei a olhar as provas anteriores, tudo parecia complicado, mas que, aos poucos e insistentemente (refazendo e pensando nos diversos problemas propostos), acabei me acostumando. Passada a 1ª fase, e com ela a aprovação para a fase final, comecei a 2ª etapa. Após estudar o conteúdo, parti para as provas antigas. Lembro que a 1ª vez que olhei para as provas antigas da fase final, tive a mesma reação do meu 1º contato com as provas de primeira fase, porém, não desisti, e novamente insisti nas provas e problemas, acostumando-me gradativamente com elas. Poucos dias antes da aguardada fase final, ela já não parecia tão difícil assim. Após a realização da 2ª fase, achei que tinha ido razoavelmente bem, e até o momento da premiação estava bem apreensivo, mas achava que tinha conseguido alguma medalha”, conta ele. Sua ansiedade continuou no momento da premiação: “aconteceram discursos (que só aumentaram minha ansiedade) e os premiados começaram a ser chamados. Por fim, a sonhada medalha na OPM, e ainda por cima de ouro! Fui recebê-la das mãos de Renate Watanabe. Toda a insistência com as provas antigas tinha sido recompensada.”

Já o estudante Pedro Marcos de Vitro, que cursa o 2º ano do curso de Mecatrônica, foi medalhista de ouro na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). Ele afirma ter ficado muito feliz e satisfeito com o resultado. Para ele, o fato de ter sido premiado “mostrou que meus métodos de estudo funcionaram e todo o meu esforço valeu à pena”. Para o aluno as provas da OMU foram muito interessantes: “ela é a olimpíada mais próxima de uma prova de vestibular que eu já fiz. A OMU me ensinou muito no campo da matemática”, afirma Pedro.

A OMU, organizada pelo IMECC/Unicamp, é composta de 3 fases, que ocorrem ao longo do ano. Segundo o professor de Matemática e chefe do Departamento de Ciências do Cotuca, Mauro Munsignatti Jr., a OMU vem contribuindo de forma efetiva para a melhoria do ensino e dos estudos de matemática, além de motivar jovens para uma futura carreira científica na área. Neste ano, 2016, a OMU premiou 6 estudantes com medalhas de ouro, isso no Nível Beta (Ensino Médio).

Pedro foi um dos alunos entrevistados pelo Portal da Unicamp, para a matéria sobre a cerimônia de premiação da OMU, que ocorreu em 10 de dezembro. Além da conquista da medalha de ouro na OMU, o Cotuca contou, ainda, com outros dois alunos que obtiveram Menção Honrosa — a lista completa de nomes dos premiados se encontra ao final da matéria.

No dia 30 de novembro, mais uma olimpíada divulgou seus resultados de 2016: a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). Dois alunos do Cotuca conquistaram medalha de ouro: Júlio Moreira Blás de Barros, do 3º ano do curso de Informática, e João Victor Uzita, do 3º ano de Mecatrônica.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada  IMPA e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Cerca de 19 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição anualmente.

Os dois alunos conquistaram diversos resultados expressivos em Olimpíadas de Matemática ao longo dos últimos três anos. Para Júlio Moreira, essa premiação da OBMEP resulta “de muita dedicação e também da qualidade das aulas de matemática que temos no colégio. É muito gratificante ver os desdobramentos do ensino aprofundado de matemática com o qual temos contato no Cotuca, que nos dá a base para que possamos aplicar a teoria juntamente com o raciocínio lógico”, afirma. O aluno João Victor Uzita considera que o Cotuca o ajudou muito com as Olimpíadas de Matemática: “mesmo não tendo aulas próprias para as olimpíadas, aprendi tudo o que precisava nas aulas de matemática. E as olimpíadas me ajudaram muito a desenvolver raciocínio lógico e aprender sobre muitas coisas diferentes”, diz ele.

Além de ambos, outros 33 alunos do colégio conquistaram medalhas de prata, bronze e menções honrosas na OBMEP 2016. Esse resultado de destaque resultou em um troféu para o Cotuca que, assim como as medalhas, deve ser entregue em cerimônia de premiação, no ano de 2017.

ALUNOS DO COTUCA PREMIADOS EM 2016 NA OPM, OMU E OBMEP:

Olimpíada Paulista de Matemática (OPM)

ANDRÉ ELIAS LAUER

PRATA
BEATRIZ BACHANI ROSA
GIOVANNA MACHADO FLORES

BRONZE
JULIA EMI IVANO

PREMIAÇÃO ESPECIAL
PRÊMIO RENATE WATANABE:
BEATRIZ BACHANI ROSA

Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)