Funcionário do Cotuca participa de programa de internacionalização

Erico

O profissional de apoio ao ensino, pesquisa e extensão Érico Pimenta foi o primeiro funcionário do Cotuca contemplado pelo programa de internacionalização da Unicamp oferecido para servidores. Ele irá visitar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal, e o Instituto Serpis, em Valência, na Espanha. O resultado saiu no dia 2 de maio de 2016.

A viagem de Érico tem duas intenções. A primeira é analisar como são conservados os arquivos da instituição. “Quero ver se eles recebem os arquivos impressos, ou se já são digitalizados desde a matrícula do aluno”, exemplifica. Segundo ele, se os arquivos já estiverem digitalizados, o espaço físico para guardar todos os arquivos será bem menor. O outro objetivo da visita de Érico é conhecer como se deu a implantação da plataforma Moodle nos dois institutos. Ele revela que, como aluno de pós-graduação da Unicamp, se interessou pelo aplicativo institucional, e pensa na viabilização da plataforma para a realidade do Cotuca. “Não posso pegar só uma plataforma e chegar para implantar no Cotuca. Temos que fazer o estudo, para ver como se deu nesses locais e verificar se tem viabilidade para ser implantado aqui”, afirma Érico.

O programa de internacionalização tem como objetivo realizar a troca de experiências da Unicamp com outras universidades do mundo todo, conhecer novas práticas e padrões de excelência. Para participar do programa, o candidato deve pensar em um projeto mostrando o objetivo da visita, além de apresentar seu currículo e uma carta convite da instituição que será visitada. Segundo Érico, a carta convite é o principal problema para quem quer fazer parte do programa. “Muitas pessoas querem participar, mas acabam não conseguindo a carta”, afirma.

O programa de internacionalização deve ter no mínimo 10 dias, e no máximo 30. No caso de Érico, ele ficará 2 semanas. A viagem acontecerá entre os dias 9 e 22 de outubro de 2016.