Esclarecimento – Contingenciamento de verbas

Com relação às medidas de contenção de despesas divulgadas através da Resolução GR 10/2016, esclarecemos que o contingenciamento de verba do Cotuca em 95% refere-se a uma verba específica (PMP – Programa de Manutenção Predial) que o Colégio não tem previsão de utilizar, por estar em um prédio alugado. Portanto, esse contingenciamento específico não terá impacto sobre as nossas atividades acadêmicas e administrativas. Além disso, o valor não chega a ser 1,5% do orçamento anual destinado à escola.

Há outros contingenciamentos anunciados pela Universidade, como revisão de alguns contratos e cotas de fotocópias, que implicam em otimização de recursos, mas que não inviabilizarão qualquer atividade da escola.

A Unicamp possui autonomia institucional, orçamentária e financeira desde 1989, sendo sua principal fonte de financiamento um percentual do imposto, estadual, sobre a circulação de serviços e mercadorias (ICMS). O percentual do ICMS destinado às Universidades estaduais paulistas (Unicamp, USP e Unesp) é o mesmo desde 1995: 9,57% do imposto arrecadado. O orçamento da Universidade é baseado na previsão de arrecadação desse imposto. O contingenciamento foi anunciado porque há uma previsão de queda na arrecadação do tributo.

A Direção do Cotuca está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos. Nessa ocasião, informamos a situação aos departamentos, aos funcionários e, também, nas reuniões mensais que a Direção tem realizado com os representantes de sala. Além disso, o tema é assunto na Congregação do Colégio, da qual participam alunos, funcionários e professores. Os canais de diálogo estão sempre abertos e são importantes para garantirmos o sucesso das atividades da escola.

Para saber mais, confira:
– Nota da Unicamp – Esclarecimento sobre as medidas de contenção de gastos (11/05/2016)
Nota da Unicamp – Esclarecimento sobre informações imprecisas em circulação a respeito das contenções de gastos e mobilizações (13/05/2016)
– Programa Palavras Cruzadas, da RTV/Unicamp, discute o financiamento da Universidade