Professora de Enfermagem participa de expedição à Amazônia que leva tratamento médico a comunidades indígenas

A professora Aline Salheb, do Departamento de Enfermagem, participou de expedição à Amazônia realizada entre os dias 20 e 28 de novembro e organizada pela ONGExpedicionários da Saúde”. A expedição tem como objetivo levar tratamento médico especializado para comunidades indígenas.

O programa conta com a participação de médicos e enfermeiros de diferentes especialidades. A prioridade é o atendimento nas áreas de oftalmologia, ginecologia, pediatria e cirúrgica. São realizados diversos procedimentos, como as cirurgias de catarata e hérnia, entre outras. Apenas na expedição do final de novembro de 2015, foram realizadas 243 cirurgias e mais de 1700 consultas.

Segundo a professora Aline, o trabalho da enfermagem começa muito antes da expedição, na montagem e planejamento dos materiais que vão ser utilizados – como medicamentos e equipamentos cirúrgicos. Para Aline, o trabalho é muito gratificante, pois une “a vontade de ajudar as pessoas, o amor pela profissão, a vontade de participar de um trabalho voluntário, conhecer novas culturas e o contato com a natureza”.

DSCN0843

A professora destaca, ainda, a importância do apoio de empresas, hospitais e até da Força Aérea Brasileira (FAB). As empresas e hospitais doam ou emprestam equipamentos para serem utilizados na expedição, enquanto a FAB contribui com o transporte do material, dos voluntários e de geradores – já que os lugares atendidos não contam com energia elétrica.

Além de médicos e enfermeiros, o projeto sempre precisa de voluntários que participam da organização e logística das expedições, para participar é só comparecer as reuniões que acontecem semanalmente em Joaquim Egidio. Para mais informações visite o site do projeto.

Texto: Rafael Dall’Anese