Palestra do professor Leandro Karnal abriu semestre letivo do Cotuca

No dia 11 de agosto, o Cotuca recebeu o historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal para ministrar uma palestra aos seus professores e funcionários, com o tema “ética nas relações interpessoais”.

O palestrante

Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de História da América na Unicamp. Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares e universidades. É autor de diversos livros sobre história e educação.

Todo início de semestre a direção de Ensino realiza um encontro de boas vindas para incentivar a reflexão sobre algum tema com impacto direto no cotidiano de suas atividades. Já foram convidados para encontros anteriores os professores Mario Sergio Cortella e Roberto Romano. Neste semestre, Karnal trouxe aos professores e funcionários discussões sobre os tempos atuais e o mundo “líquido” – com base nas reflexões do sociólogo Zygmunt Bauman –, com mudanças rápidas, pensando os valores e a ética nesse novo contexto.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas. Segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Salvucci, “o assunto, apesar de denso, pois nos remete às reflexões duras sobre algumas de nossas atitudes, foi abordado de forma leve, o que fez com que os presentes saíssem muito satisfeitos, mas pensativos”. A perspectiva que a equipe pedagógica tem enfocado desde 2014 tem sido a questão dos desafios da docência na atualidade, bem como a importância do comportamento ético no exercício diário da profissão dos envolvidos no processo de educação.

karnal_chamada-site
Professor Leandro Karnal

Para Célia Regina Duarte, docente do Cotuca em atividade no SOE, a apresentação desse conteúdo é importante porque lhes dá uma visão clara das responsabilidades que os profissionais da educação têm para o desenvolvimento humano dos seus alunos, principalmente porque o Colégio Técnico também prepara profissionais para o mercado de trabalho. “A palestra do Professor Karnal nos deu ânimo e energia para o recomeço, um novo semestre bem produtivo e positivo”, completa Célia. A supervisora da biblioteca do colégio, Marilda Truzzi, também considera importante esse tipo de evento direcionado aos funcionários e professores, principalmente porque, segundo ela, “estamos vivendo num momento em que os valores morais da sociedade precisam ser resgatados”.

karnal-publico-02
Público na palestra de Leandro Karnal